Península de Maraú

As praias da Península de Maraú estão entre as melhores do litoral da Bahia e do Brasil. Parte da Costa do Dendê, Barra Grande, Taipu de Fora e outras porções de areia nos arredores da península são capazes de causar paixão entre os apreciadores do mar. Não é incomum encontrar pelas ruas turistas que já estiveram na região várias vezes. E mesmo que o acesso não seja dos mais fáceis, a repetição do destino tem uma explicação bastante simples: a Península de Maraú é mesmo espetacular!

  

BARRA GRANDE

 

A vila de Barra Grande é o principal destino dos turistas que buscam a Península de Maraú. É lá onde está a maior concentração de pousadas, restaurantes, lojas e, claro, viajantes! Sendo ponto de passagem quase certo de todos que chegam à região, é difícil que a principal praia da vila não esteja entre as mais populares da Península de Maraú.

PONTA DO MUTÁ

 

A tarde chega e, com ela, os turistas correm para curtir o pôr do sol na Ponta do Mutá. É hora de relaxar de frente para o espetáculo que acontece todos os dias no mar, onde o sol se põe e a cada minuto o céu é colorido por novos tons, sempre surpreendentes. A Praia da Ponta do Mutá tem mar calmo, areia clara e é ótima para passar o dia, porém é perto do entardecer que ela se torna uma das principais atrações da Península de Maraú.  

RIO CARAPITANGUI

 

O Rio Carapitangui presenteia os turistas que estão na Península de Maraú com um maravilhoso banho de água doce depois de alguns dias de praia e água do mar. Localizado nos arredores da vila de Barra Grande, o Carapitangui é ideal para curtir um caprichado almoço.

TRÊS COQUEIROS

 

O nome da Praia dos Três Coqueiros não faz jus a essa faixa de areia da vila de Barra Grande, afinal, toda a orla que cerca a região é permeada por coqueiral. Marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Três Coqueiros é cercada por casas de veraneio e poucas pousadas. Situada próxima ao centro de Barra Grande, Três Coqueiros tem clima bem mais tranquilo que a praia principal próxima ao porto, onde desembarcam os turistas que chegam de Camamu.

BOMBAÇA

 

Bem pertinho do centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma excelente opção para escapar do movimento do centro da vila e para curtir calmamente um bom banho de mar. Vizinha à Praia dos Três Coqueiros e à Praia de Taipu de Fora, Bombaça tem uma parte da faixa de areia com casas de veraneio e pousadas, mas um longo trecho é deserto, apenas cercado por coqueiros. A Praia da Bombaça não oferece muitas opções de restaurantes e quiosques. Por lá, o que reina é a calmaria e a praia praticamente vazia. O início da Bombaça é marcado por um pequeno trecho de casas. Depois é só areia, coqueiros, sol e mar.

TAIPU DE FORA

 

As piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. Difícil acreditar que aquelas porções de água em maravilhosos tons de azul e repletas de peixes coloridos se formam bem ali, à beira da faixa de areia. Diferente de outros destinos da Bahia e do Brasil onde há piscinas naturais, em Taipu de Fora, não é preciso pegar barco, lancha ou jangada para chegar à atração. Basta entrar no mar para já estar dentro das piscinas. 

CASSANGE

As casinhas de palha abandonadas à beira-mar em meio aos grandes coqueiros dão ar de paraíso perdido à Praia do Cassange. Com mar calmo e formação de piscinas naturais na maré baixa e boas ondas para surfe na maré alta, a Praia do Cassange é para ser desbravada com calma, preferencialmente em um longo dia de passeio com direito a caminhada por toda a orla. Assim será possível ver a praia nas duas marés. O passeio pela Praia do Cassange inclui também uma visita à vizinha Lagoa do Cassange, que acompanha a praia e é separada da faixa de areia por uma intensa vegetação. 

ALGODÕES

Se tem um paraíso ainda escondido da grande parte dos turistas que chegam à Península de Maraú, certamente é a Praia de Algodões. Com longa faixa de areia, formação de piscinas naturais, mar transparente, cercada por coqueiros e quase desabitada, Algodões lembra o que era Taipu de Fora alguns anos atrás. Distante da rota de praias mais procurada pelos visitantes, Algodões acaba oferencendo aos turistas que chegam por lá momentos de calmaria e de praia praticamente deserta. O povoado que cerca a Praia de Algodões, primeira praia da Península de Maraú, está restrito a um pequeno trecho da faixa de areia e no local há apenas algumas pousadas, restaurantes simples e casas de veraneio.

PIRACANGA

Piracanga é linda, difícil é o acesso a essa praia, pois você chega apenas com carro 4x4, você pode até tentar ir com carro pequeno, mas o perrengue que você pode passar de atolar na areia e ninguém passar por horas para te ajudar não compensa.
Praia de ondas fortes, boa para surf e um rio de tirar o folego de lindo, pois muda de cor dependendo da cheia ou escoação da maré, pode uma hora ficar preto e depois verde claro.

ILHA DA PEDRA FURADA

Principal parada dos passeios de lancha e barco que partem da Península de Maraú e Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada é uma das mais belas da Baía de Camamu. Mesmo sendo uma propriedade particular, turistas são autorizados a visitar o interior da ilha mediante pagamento de taxa de R$ 5,00. Quem desejar ficar apenas na praias, não precisará pagar a taxa, já que a praia é pública.

A Ilha da Pedra Furada é um daqueles cenários naturais que rendem imagens maravilhosas. Prepare a câmera e capriche nos cliques entre as formações rochosas que permeiam a ilha, entre elas, a famosa pedra furada. Há ainda uma pequena gruta, de nome "Gruta da Vagina", por onde passam os turistas para chegar à outra ponta da ilha. Sem dúvida, um momento curioso do passeio. Não deixe de procurar também pela placa do “escritório”.

ILHA DO GOIÓ

Ilha do Goió faz parte do roteiros de passeios de lancha e escuna que partem de Barra Grande, Itacaré e Camamu rumo às ilhas da Baía de Camamu. Com mar extremamente calmo, raso e transparente, a Ilha do Goió agrada especialmente às famílias e crianças.

© PDM Imoveis e Negocios.

  • Instagram